Trajetória de Conquistas

Aguinaldo Fenelon de Barros, nascido na cidade de Goiana, com 55 anos de idade, casado com Juliana Rangel Fenelon de Barros, filho de Henrique Fenelon de Barros (in memorian) e Maria José de Barros, pai de Aguinaldo Fenelon de Barros Filho.  

Concluiu na Universidade Católica de Pernambuco, o curso de Letras, e  na Faculdade de Direito do Recife (FDR - UFPE), o curso de Direito, no ano de 1985.

Especialista em Processo Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2002, e concluinte do MBA - Especialista em Gestão do Ministério Público (2009/2010).

Foi professor e diretor de escola no município de Paulista, por 15 anos, tendo lecionado a disciplina de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. Lecionou a matéria de Direito Processual Civil (2005/2006) na FACOL/Vitória de Santo Antão. Foi vice-prefeito e prefeito do município de Paulista - PE (2001/2004).

Exerceu o cargo de Oficial de Justiça no TJPE, no período compreendido entre os anos de 1989 e 1992. Foi aprovado no concurso de Promotor de Justiça no ano de 1992, tendo ingressado na carreira ministerial no mesmo ano e assumido a Promotoria da cidade de Palmeirina. Passou pelas Promotorias das cidades de Angelim, Ferreiros, Goiana, Itamaracá, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. Atualmente é o 13º Promotor de Justiça Cível, exercendo suas atribuições junto a 10ª vara de Família e a Central de Inquéritos da Capital.

Exerceu cargos na gestão do Procurador Geral de Justiça, Paulo Varejão, dentre eles: Assessor Cível da PGJ; Procurador de Justiça Cível, por convocação; Coordenador da Central de Inquéritos da Capital; Coordenador do CAOP Criminal e Secretário-Geral. Além disso, representou o Ministério Público de Pernambuco junto ao PROVITA, PACTO PELA VIDA, Juizado do Torcedor, Associação do Ministério Público Criminal - MPCRIM. É membro da Comissão Nacional de Combate a Violência nos estádios de futebol e da Comissão Nacional de Fiscalização e Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014, indicado pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais - CNPG.    

Autor da Cartilha da Cidadania, lançada no ano de 2002, e da Cartilha do Torcedor, lançada no ano de 2008, sendo esta última, referência para os demais Ministérios Públicos do Brasil.